25 de outubro de 2006

Leg - Bettie Serveert

Tinha eu 17 anos quando na RUC - Rádio Universidade de Coimbra abudantemente tocavam quase todas as músicas de um álbum de uma banda holandesa que, estranhamente, só era reconhecida no Benelux e nos Estados Unidos, onde chegaram a ser uma verdadeira banda de culto entre os universitários. A banda chamava-se Bettie Serveert, o album, Palomine.
Este é um dos casos em que o expoente da carreira musical é o disco de estreia. Músicas como Brain Tag, Leg ou Palomine, em que a vocalista Carol von Dyk deixa prolongar a alma pela sua voz doce e melódica, a fantástica cover de Healthy Sick, dos Sebadoh, ou os mais vulgarmente apreciados Tom Boy e Kid's Allright, constituem marcos indeléveis da música indie holandesa e que se tornam difíceis de esquecer assim que verdadeiramente apreciados.
Após a subsequente e extensa tourné pelos Estados Unidos, em que tocaram juntamente com os Dinosaur Jr, Buffalo Tom, Jeff Buckley ou Belly, os Bettie Serveert lançaram álbuns como Log 22, Dust Bunnies, Lamprey, Private Suit, Attagirl e o mais recente Bare Stripped Naked (sem esquecer o tributo aos Velvet Underground, Bettie Serveert plays Venus in Furs) sem que tenham conseguido concretizar novamente aquela tenra mas excelente e crua inocência musical característica do seu inovidável primeiro trabalho que ainda hoje se ouve como se em 1992 nos encontrássemos.





Sem comentários: