25 de outubro de 2006

Song to the siren

Song to the siren para iniciar as minhas revelações não foi uma escolha...foi uma obrigação!
Esta é daquelas canções que se entranham verdadeiramente.
Pela sua simplicidade extasiante; pela sua paz melodiosa mas intrigante; pela interpretação sentida quer do seu (co-)autor (a letra, porém, é de Larry Beckett) e primeiro executante, o saudoso Tim Buckley, poeta e trovador, quer pela mais-linda-voz-feminina de Elizabeth Fraser, dos Cocteau Twins, aqui concretizando o projecto do senhor Ivo Watts-Russel, da 4AD, This Mortal Coil; quer pela força do poema que aqui deixo.

"On the floating, shapeless oceans
I did all my best to smile
til your singing eyes and fingers
drew me loving into your eyes.
And you sang "Sail to me, sail to me;
Let me enfold you."
Here I am, here I am waiting to hold you.
Did I dream you dreamed about me?
Were you here when I was full sail?
Now my foolish boat is leaning,
broken love lost on your rocks.
For you sang,
"Touch me not, touch me not, come back tomorrow."
Oh my heart, oh my heart shies from the sorrow.
I'm as puzzled as a newborn child.
I'm as riddled as the tide.
Should I stand amid the breakers?
Or shall I lie with death my bride?
Hear me sing: "Swim to me, swim to me, let me enfold you."
"Here I am. Here I am, waiting to hold you."


Seguramente, um dos mais fortes hinos à beleza melancólica que por vezes caracteriza o amor...

5 comentários:

luís antero disse...

e tu qual preferes? o original ou a arrebatadora versão?
abraço grande

Anónimo disse...

Muito obrigada por teres aqui colocado esta "Song to the siren". Só mesmo tu para recuperares sensações esquecidas...
Beijo

Nino disse...

This Mortal Coil - It'll End In Tears

Tenho álbum, adoro... olha só a poeira que me vieste levantar... estava escondido à muito... grande banda, grande canção.
Um abraço Pedro

já agora, para quando uma visita à aldeia?

nc

Olavo Lüpia disse...

É engraçado que a letra dos Cocteau Twins é ligeiramente diferente (só pormenores, não lhe muda o sentido nem coisa parecida) do original do pai Buckley.
Uma das melhores músicas de sempre.

Anónimo disse...

A cover dos TMC é sem duvida deslumbrante mas aconselho-te uma menos conhecida do Brendan Perry ( Dead can dance)ao vivo acustica. Francamente e sendo um grande fão tanto de dead como de cocteau prefiro-a. Está mt sentido ( i´m a sucker for acoustic songs =) )

Cumprimentos e continua a postar